Lula dá lavada em Bolsonaro num dos maiores colégios eleitorais do país

 


Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia garante ao ex-presidente Lula (PT) uma ampla vantagem em intenções de voto sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento da Quaest. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados aos entrevistados os nomes dos pré-candidatos, o petista registra 40% e aparece à frente até mesmo daqueles que ainda não têm candidato, que são 34%. Bolsonaro fica em terceiro, com 11%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) marcam 1% cada um.

Na pesquisa estimulada, aquela em que a lista de postulantes é citada aos entrevistados, a posição de Lula é ainda mais favorável a ele, que consegue quase 50 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro. Num dos cenários, o placar é de 62% a 15%. Em outro, de 64% a 16%. Num eventual segundo turno entre os dois, o resultado seria 70% a 19%.

Considerando-se apenas as pesquisas estimuladas, Lula também lidera nos três maiores colégios eleitorais do país, só que por diferenças bem menores. Em São Paulo, segundo a Quaest, o ex-presidente tem 14 pontos percentuais de vantagem. Em Minas, de 15 a 16 pontos. No Rio de Janeiro, de 8 a 9 pontos. Apesar da desvantagem, Bolsonaro tem recuperado popularidade, impulsionado por medidas como o Auxílio Brasil. Seus assessores apostam que em agosto, quando encerradas as convenções partidárias, ele estará na frente do petista nas pesquisas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads